|
|
|
|
Conceituação
O termo ColdFusion refere-se a:
Uma linguagem de programação para computadores (CFML), usada principalmente para a World Wide Web e não-proprietária; Um servidor de aplicações que compila e executa a linguagem CFML. A Adobe Systems detém direitos sobre o termo ColdFusion Server, porém existem outros servidores de aplicação que interpretam CFML, veja mais adiante.
O acrônimo CFML significa ColdFusion Markup Language. É uma linguagem baseada em tags que, por ser similar à linguagem HTML (também baseada em tags), apresenta uma boa curva de aprendizagem em comparação com outras linguagens tais como ASP e PHP. Sendo esta a razão principal pela adoção da linguagem e do produto por profissionais da Web, sendo que muitos a adotam como sua primeira linguagem de programação para Internet.
Por ser suportado primordialmente pela Adobe Systems (veja histórico), o ColdFusion Server oferece boa interoperabilidade com outros produtos da mesma empresa, tais como Flash, Dreamweaver entre outros, sendo também uma escolha comum para aqueles que trabalham com estas tecnologias. Histórico
A linguagem e o servidor ColdFusion foram criados em 1995 pelos irmãos JJ e Jeremy Allaire, fundadores da empresa Allaire, adquirida em 2001 pela Macromedia, que por sua vez, em 2005, foi adquirida pela Adobe, empresa que agora mantém o ColdFusion Server. Com a aquisição da Allaire pela Macromedia, o ColdFusion foi totalmente reescrito, tornando-se um servidor J2EE (Java) certificado pela Sun. A primeira versão baseada em Java foi a MX 6.0, codinome Neo. A versão actual é a MX 7.02.
Com o lançamento da versão 4.5, o nome do produto deixou de ser grafado de forma separada (Cold Fusion), e passou a ser simplesmente ColdFusion. Esta mudança na grafia causa grande confusão entre usuários, especialmente no tocante à buscas por artigos e referências na Internet, que frequentemente são confundidas com o termo Fusão a Frio da física.
O servidor de aplicações
Para o ColdFusion Server da Adobe Systems, existem três versões do ColdFusion Server: Developer, Standard e Enterprise. Todas possuem suporte à CFML e diferem-se em recursos extras, tais como as buscas Verity e recursos como sandbox security. A versão Developer é gratuita e tem as mesmas funcionalidades da versão Enterprise, porém limitado a responder requisições oriundas da própria máquina onde está instalado e um IP adicional da mesma rede.
Outras empresas oferecem alternativas ao produto da Adobe, uma vez que a linguagem CFML não é proprietária. Os mais conhecidos são:
BlueDragon; Coral; IgniteFusion; Railo; Smith - freeware;
A linguagem de programação CFML (exemplos)
<cfquery name="NomeDaQuery" datasource="conexao_odbc">
SELECT campo1, campo2 FROM tabela
WHERE campo = 'oquevcquiser'
</cfquery>
<cfoutput query="NomeDaQuery">
#campo1# - #campo2#
<!--- Acima é chamado uma variável, esse texto é apenas um comentário no coldfusion --->
</cfoutput>
Introdução original em http://pt.wikipedia.org/wiki/Coldfusion.
|
|
|